26.10.09

Viver virtuosamente


Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filipenses 4:8)

Gostaria de transmitir-vos algumas considerações no que concerne ao sentido da nossa vivencia.
E não posso deixar de faze-lo sem consultar o manual do ser humano que é a Bíblia.
A Bíblia refere a vida de forma metafórica das seguintes maneiras:

a) A vida é breve (Sl 39:5)

A vida é como um sopro se esvai com facilidade. A vida é como a erva do campo, como a flor do campo (Sl. 103:15)

b) Uma vereda (Sl 16:11)

Fala-nos na vida como uma caminhada uma carreira um caminho.

c) Somos frágeis (Sl.90)

Uma referencia para a fase de declínio físico do homem, lembrando que quando atinge os 70 anos o cansaço passa a estar sempre presente.

A pergunta que decerto surge é a seguinte: Como trilhar o nosso caminho, com todas estas características que numa primeira análise podem condicionar a nossa vida?

1. Devemos valorizar a nossa vida.


A palavra nos diz “de que vale o homem e a mulher ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”

2. Devemos vive alegres no Senhor.


“Mas a situação está tão difícil…” dizem alguns.
Aquilo que a Bíblia diz, é que devemos transportar as nossas cargas para Deus. Acredite que Deus resolve, tenha confiança e assim viverá alegre. Esta alegria não depende das circunstâncias da economia ou dos problemas nas famílias, mas sim de Deus que é sempre fiel.
Um dos factores que nos deve motivar a ter uma postura cristã, no que diz respeito à nossa vivencia é o facto de saber que o nosso Deus se enche de alegria quando nos vê alegres.

O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. Sof. 3:17

Por isso faça da sua vida uma festa. Quando chegar ao céu terá mais festa.

3. Devemos ter uma mentalidade virtuosa.


Virtude segundo Aristóteles é a disposição adquirida de fazer o bem.
As virtudes vão se aperfeiçoando com o hábito. Deve ser um agir em relação ao outro. Uma verdadeira inclinação para o bem.

No mundo que vivemos valoriza-se a superação do outro e não a superação de si mesmo, estimula-se o egoísmo e não a generosidade.

A Bíblia não diz procura viver a tua vida com aquilo que te faz feliz… mas diz procura viver a vida cheia de virtudes.

Muita gente procura as drogas, o álcool, o jogo, uma relação extraconjugal, a pornografia e tantas outras coisas, só porque querem ser felizes. Mas felicidade não é um fim em si mesmo, mas uma consequência das pessoas optarem pelo que é virtuoso. Pelo que é digno, pela justiça, pela bondade, pela mansidão, pela temperança e principalmente pela dependência de Deus.
Para ser feliz é preciso morrer para as concupiscências do mundo. Procurar tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.