A espera caracteriza o ser humano que é incompleto e imperfeito por natureza. A espera existe porque não sabemos o futuro, ou seja não sabemos os detalhes do futuro, porque o futuro nós sabemos, ou deveríamos ter a certeza dele.
Começa-se, em criança, a esperar a juventude com impaciência; depois, quando adolescente, espera-se a independência, a fortuna ou porventura apenas um emprego e uma esposa. Depois alguns filhos esperam a morte dos pais, os enfermos a cura, os soldados a passagem à disponibilidade, os emigrantes o querido Agosto, os universitários a formatura, as mulheres um marido, os idosos a partida. Os presos a liberdade, Os cristãos a vinda de Cristo e cá estamos nós no Reino da espera…
Esta característica está aliada ao facto de termos livre arbítrio, ou seja podemos escolher os nossos caminhos determinando assim algumas expectativas, que podem ser realizadas ou não, contrariando muitas vezes a vontade de Deus. Quando assim é vivemos tristes e vazios a vida torna-se como um labirinto em que nada nos serve de socorro.
Mas dizia o meu pai na véspera de natal que a vida é como uma sala de espera.
Esta frase veio na sequência de alguma impaciência da minha parte, não sei por causa do quê, talvez por causa das prendas, e já agora aproveito para lembrar que cheguei a esta sala de espera no dia 1 de Fevereiro de 1975, portanto…
Algumas pessoas questionam a razão de existir esta sala de espera e perguntam:O que me espara do outro lado do consultório, haverá mesmo vida após a morte?
Alguns erradamente são como Tomé querem esperar para ver.
Mas esperar para ver é andar sem rumo é viver perdido é viver sem sentido.
Bem vindos ao mundo real da espera!
1. Duas portas, duas salas, uma escolha. – Perdição eterna ou Vida eterna?
No corredor da vida sempre esperamos pelas oportunidade, fazemos planos e esperamos pela oportunidade, não podemos andar à sorte. É preciso esforço para alcançar objectivos, para desta forma esperarmos com a consciência que fizemos a nossa parte.
Não é possível viver sem planos a bíblia diz:
Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus planos serão estabelecidos. Pro 16:3
É óbvio que aquilo que semearmos vamos colher, o tipo de planos que fazemos vai-se reflectir na nossa vivência.
Não podemos plantar uma figueira e esperar que ela dê Maçãs. E se isto acontece na vida material na vida espiritual não é diferente.
A bíblia diz que somos constituídos por corpo, alma e espírito e toda esta constituição carece de ser transformada e alimentada.
E para que as nossas esperas encontrem sentido, precisamos recorrer ao manual do ser humano que é a bíblia sagrada.
É perverso e errado quando se põe em causa a Palavra de Deus considerando a mitologia ou uma simples ilustração.
A palavra de Deus nos ilumina o caminho?
Mas como pode a minha vida fazer sentido?
Em primeiro lugar precisa de procurar a porta que o leva a Deus.
Tu, pois, converte-te a teu Deus; guarda a benevolência e o juízo, e em teu Deus espera sempre. Oséias 12:6
Como posso ser salvo? Como poderei entrar na sala de espera de Deus e encontrar a certeza que a minha espera será coroada de êxito permanente, isento de espera?
Mat 7:13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
Mat 7:14 e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.
Como diz o texto existem duas grandes portas a estreita e a larga
A porta estreita dá-nos acesso à sala da vivência com Deus, vivendo com Deus a nossa espera tem um propósito e tudo faz sentido
2. As divisórias dentro das salas
"Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio" (Sl 90.12).
A vida é curta, não à tempo para vitimizações, mas para encontrar propósitos antes de partir
Só deixar uma palavra para os que entraram pela porta estreita, lá porque tem o nome de estreita não significa que é difícil, o que realmente caracteriza esta porta é a sua exclusividade no acesso a Deus.
Na sala de Deus existem muitas portas umas fecham-se outras abrem-se.
Vou falar-lhes um pouco de mim, algumas portas fechadas:
O mundo Empresarial.
Deus podia dirigir-me no mundo empresarial, sendo bem sucedido nos negócios…
Como técnico de vendas, como cobrador, enfim, portas que se fecham, a única coisa que estou a gerir não é meu é do Senhor a não ser o meu lar e mesmo assim está nas mãos de Deus. Tenho o privilégio de ser o chefe do meu lar.
E se há coisa que eu agradeço ao Senhor é a mulher virtuosa que me deu, não porque eu sou a cabeça ou porque sou eu que mando, mas porque como casal fazemos a vontade de Deus e a vontade de Deus é que eu seja o sacerdote do lar.
Por isso eu sou chefe porque Deus assim o determina, não porque a sociedade o determina, não porque quero ser mas porque é assim que Deus quer.
Por exemplo uma porta que já foi aberta para mim foi a porta do casamento
Hoje de manhã estava a ler um texto que quase me tocou tanto como a frase do meu pai:
Pro 21:19 É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa (que provoca discussões e levanta a voz) e irritadiça.
E para concluir leiamos o salmo 27: 13 e 14
Sal 27:13 Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do SENHOR na terra dos viventes.
Sal 27:14 Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.